O Infor Ming.le acaba de ser lançado, uma plataforma abrangente para social collaboration, melhoria dos processos empresariais e análises contextuais. Esta plataforma possui sistemas como o ERP, o Supply Chain Management (SCM), o Human Capital Management (HCM) e o Enterprise Asset Management (EAM), para que os profissionais em todos os sectores da empresa possam comunicar e colaborar entre si, identificando facilmente pessoas, ativos e processos relevantes para a tarefa em questão. Informação como documentos, planos, fotografias e vídeos encontram-se num local central, sendo que qualquer atividade relevante é capturada, por forma a permitir o acesso fácil por parte dos que necessitam dela.

Um relatório de 2012 do McKinsey Global Institute evidenciou que, “um profissional gasta, em média, cerca de 28% da sua semana de trabalho a gerir o seu email e quase 20% da mesma à procura de informação interna ou a identificar colegas que o possam ajudar em tarefas específicas.” O Infor Ming.le oferece uma experiência de utilizador que se assemelha às ferramentas de social networking de consumo mais utilizadas, por forma a ajudar a proporcionar dados relevantes aos profissionais, contactar colegas através da responsabilidade funcional e reduzir a dependência de processos menos eficientes, como o email. Através do Infor Ming.le, os utilizadores podem não só falar de questões de trabalho, como também resolve-las diretamente na aplicação, o que pode levar a um aumento da produtividade.

A tecnologia Infor ION conecta aplicações Infor e não Infor, armazenando informação num formato e repositório comuns. Baseadas nas normas OAGIS, todas as aplicações que utilizam ION publicam em XML, a linguagem da internet; e qualquer evento empresarial ou processo de transação usando a tecnologia ION produz um documento XML que é armazenado num Business Vault, um reservatório para dados de transação de diversos sistemas empresariais, permitindo relatórios mais flexíveis, business intelligence, e análises. O Infor Ming.le potencia o poder do ION, por forma a ajudar a unificar aplicações empresariais, bem como os seus dados numa única e intuitiva interface, que é tão fácil de utilizar como o Facebook ou o Twitter.

O Infor Ming.le vai para além das tradicionais ferramentas de colaboração, conectando os utilizadores a representações virtuais de objetos, máquinas e dados empresariais, bem como os colegas. Objetos identificados, desde ordens de compra até geradores de energia, proporcionam atualizações em tempo real para as partes interessadas em toda a organização, diretamente através da aplicação. Os utilizadores podem subscrever estas atualizações, recebendo um alerta sobre cada ação e interação relacionada com um objeto, sendo cada um armazenado num feed, que pode ser auditado.

Construir o Gráfico Social da Empresa

O Infor Ming.le conecta processos estruturados e não estruturados, levando informação contida em aplicações, incluindo o HCM, a conectar os profissionais às suas funções e responsabilidades, permitindo a outros na organização identificar contactos rápida e facilmente. Devido ao facto da plataforma estar integrada nos dados da aplicação, à medida que os utilizadores interagem com o Infor Ming.le, um mapa de relações entre profissionais e objetos empresariais é gerado, formando um gráfico social da empresa. Este gráfico pode melhorar a produtividade e colaboração, eliminando a necessidade dos profissionais procurarem os colegas necessários para os ajudarem com questões empresariais.

Devido à velocidade dos fatores no atual ambiente empresarial, os profissionais têm-se vindo a afastar cada vez mais do email, a favor das plataformas de mensagens instantâneas, que proporcionam tempos de resposta mais rápidos, mas são menos eficazes em armazenar conversações para posterior recuperação. O Infor Ming.le captura conhecimento corporativo vital que pode perder-se através do email e das mensagens instantâneas, monitorizando as comunicações de uma forma transparente no contexto dos processos empresariais.

“No início de 2012, a empresa encontrava-se numa situação em que tínhamos diversas aplicações de clientes que necessitavam de suporte. A maioria encontrava-se apenas a notificar o utilizador de uma situação ou da aprovação de um processo de trabalho. Este apoio era muito “time consuming”. Precisávamos de atualizar diversos sistemas/equipamentos operacionais. Esta atualização implicaria que muitas das nossas aplicações dos clientes fossem re-escritas. Ao invés de gastar tempo a re-escrever as aplicações de clientes, o nosso staff executivo desafiou-nos a substituir as aplicações de clientes com soluções das nossas principais aplicações (LN/PLM/CPM), se possível. Queríamos utilizar a funcionalidade existente das nossas principais aplicações ao máximo e era óbvio que não estávamos a fazê-lo. Rapidamente vimos o Infor Ming.le, o Workspace e o ION como a resposta,” refere Kevin Williams, senior business analyst, Ring Container Technologies

Exemplo prático de aplicação da plataforma

Um técnico de vendas de um fabricante de discos e pastilhas de travões recebe um pedido urgente de um grande fabricante de equipamento original no sector automóvel. Insere a informação no Infor Ming.le e recebe um alerta de que a ordem não poderá ser atendida no período de tempo solicitado pelo cliente. O Infor Ming.le mostra ainda que o fabricante em questão é um dos três principais clientes da empresa.

Devido ao facto do Infor Ming.le congregar informação de diversas aplicações numa única plataforma, o técnico de vendas consegue visualizar diretamente o horário de produção e ver que o trabalho de manutenção numa grande peça de equipamento está a provocar o atraso no encaminhamento da ordem. Querendo agradar o cliente, mas não sabendo quem na empresa é responsável pelo calendário de produção, partilha a ordem de encomenda com uma mensagem através do Infor Ming.le para o grupo de produção.

O Infor Ming.le, sabendo quem dentro da empresa é responsável pela calendarização da produção na fábrica, alerta o gestor da produção diretamente no seu feed Infor Ming.le. O gestor de produção vê que a manutenção calendarizada é preventiva por natureza e ajusta o calendário para que a ordem seja concluída. Este processa um alerta de volta para o técnico de vendas que dá a conhecer ao seu cliente que a ordem será efetivada a tempo.

Através do Infor Ming.le, o técnico de vendas e o gestor de produção foram capazes de resolver um problema crítico empresarial numa questão de minutos, apesar de não se conhecerem. Por outro lado, todas as ações e interações foram transparentes para todos os utilizadores e guardadas na ordem de compra original, proporcionando uma monitorização transparente. O que inicialmente poderia ter sido uma tarefa impossível, foi resolvida rápida e eficazmente através do Infor Ming.le.

“Na Infor, a partir de agora, existe uma grande área de diferenciação que está a mudar a experiência de como as pessoas usam software, tornando-o mais apelativo, elegante e intuitivo,” refere Rebecca Wetteman, Vice Presidente da Nucleus Research. “Para a Infor, não se trata apenas de embrulhar uma interface de utilizador melhor em torno da funcionalidade, mas sim de ter uma abordagem mais holística de como os utilizadores se relacionam com a aplicação num processo linear.”