Sabe a importância do calendário editorial para a sua empresa?

O planeamento é fundamental em qualquer atividade numa empresa. Por mais que pareça óbvio, muitas empresas não dão importância ao planeamento de conteúdos para website, blog ou social media, o que resulta numa estratégia pouco orientada para as necessidades e experiência dos utilizadores.

Um calendário editorial não resolve todos os problemas de um blog ou redes sociais mas com um plano especificamente projetado para si, pode simplificar as suas tarefas de Marketing.

Organizar pensamentos e estratégias de comunicação com o cliente ao longo da jornada de compra é o principal objetivo de um calendário editorial.

A gestão do calendário editorial é fundamental para o sucesso de toda a estratégia de conteúdos. Deve posicionar-se para um mercado específico e preencher o vazio de media que existe.

Para a sua equipa, o calendário editorial é fundamental porque indica direção, o que deve ser feito e quando, mantendo uma linha de produção contínua e programada.

O controlo das publicações torna-se simples e permite à empresa ter uma visão geral dos assuntos já abordados, conteúdos que podem ser explorados e quais os novos assuntos a inserir na estratégia de conteúdos.

Para além da facilidade de organização, o calendário editorial permite perceber facilmente que conteúdos geraram mais interesse e quais os que causaram menos impacto. Com base nesses dados, é possível adaptar conteúdos futuros para se enquadrarem nas expectativas dos utilizadores.

O calendário editorial permite garantir variedade e interesse para o seu público.

Pode apostar em 3 tipos de calendário editorial:

  1. Temas diários: a cada dia da semana corresponde um assunto relacionado com a indústria ou um tipo de conteúdos (artigo, imagem, infográfico, etc).
  2. Tema da semana: cada semana ou mês pode ter um tema específico. Podem ser temas educativos, políticos, culturais, entre outros.
  3. Calendário de Marketing: crie uma agenda global de Marketing onde inclui eventos, conferências, lançamentos, entre outros e mesmo antes ou durante o evento reforce essas ações com conteúdos de forma a ativar o boca-a-boca.

Qualquer uma destas estratégias pode ser combinada com outras. Usando uma plataforma online, o calendário pode ser alterado a qualquer momento, concedendo mais flexibilidade à sua empresa.

Sabe como elaborar o seu calendário editorial?

Se ainda não tem um calendário editorial, não se preocupe: vai sempre a tempo de criar um plano de conteúdos eficaz para o seu negócio. Embora cada empresa possua as suas especificidades, deixamos-lhe aspetos comuns que deve considerar:

  • Defina o seu público e crie as personas do seu negócio
  • Estruture os temas
  • Crie tópicos específicos dentro dos temas a abordar
  • Transforme os tópicos em títulos apelativos
  • Crie pequenas descrições
  • Selecione palavras-chave
  • Faça uma lista dos recursos utilizados
  • Atribua responsabilidades
  • Estabeleça prazos

Ainda não possui um calendário editorial? Fique a saber como o podemos ajudar através de uma reunião online gratuita.

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