A aposta na otimização dos conteúdos para os motores de busca (SEO) traduz-se num grande e rápido retorno de todos os esforços de Marketing realizados, sendo bastante utilizada no âmbito da estratégia de Inbound Marketing.

Se ainda não aposta em SEO mas sabe que a melhor forma de encontrar clientes é deixar-se encontrar, o primeiro passo é compreender o funcionamento de seleção e qualificação de páginas pelos motores de busca.

Estar nas primeiras posições dos resultados de pesquisa é algo com que todas as empresas sonham mas muita coisa mudou nos últimos anos. O Google faz mais de 500 atualizações por ano, tornando as mudanças muito rápidas. Estas mudanças pretendem beneficiar sempre a experiência do utilizador, levando-o a encontrar cada vez mais facilmente os melhores resultados para as suas necessidades.

Para as empresas, a flutuação de posições depende da consistência, qualidade e originalidade das publicações. Atualmente a melhoria das posições no ranking já não depende exclusivamente da quantidade de publicações ou da aplicação de técnicas e truques de otimização.

A fluidez da pesquisa, a organização do site e a compatibilidade com vários dispositivos móveis (mobile-friendly) são fatores que pesam cada vez mais na equação para determinar a posição das suas páginas nos motores de busca.

Para alavancar resultados e melhorar a experiência do utilizador, a sua empresa pode apostar em algumas práticas, ajustes e orientações para melhorar o seu site e conteúdo e, consequentemente, melhorar a posição nos motores de busca.

O Google é o principal motor de busca mundial, representando mais de 90% das pesquisas em sites da categoria.

Como funciona o ranking do Google

O Googlebot ou robô do Google rastreia milhões de links em todos os sites e regista os resultados num servidor.

Para apresentar ao utilizador os resultados mais próximos das suas necessidades, os Googlebots tentam decifrar o pedido do utilizador através de combinações complexas de elementos. A partir daí, é feita uma seleção de páginas indexadas com conteúdos relacionados com os termos de pesquisa, que é posteriormente classificada tendo em conta a qualidade e relevância. A qualidade é medida através de links (internos e externos) e referências em social media, entre mais de 200 fatores de ranking.

Torna-se então fundamental investir na qualidade do seu website constantemente para garantir a boa qualidade de conteúdos.

A Inboundware criou uma lista com 5 passos simples para que possa começar a trabalhar com estratégias de SEO de forma a melhorar gradualmente as suas posições em motores de busca.

Descubra no próximo artigo que ações pode facilmente implementar ao nível das páginas do seu website para melhorar a sua posição nos resultados de pesquisa.