Como é a experiência do utilizador quando contacta o seu negócio?
Como é a experiência do utilizador quando contacta o seu negócio no mundo físico e no mundo online? Ele percebe que está a falar com a mesma empresa ou existe uma desconexão?
A Experiência do Utilizador é a perceção que o consumidor tem da marca, da loja, do profissional, dos produtos e serviços assim como da sua comunicação de uma forma global, offline ou online.
As empresas que adotam estratégias integradas fazem a diferença num mercado cada vez mais competitivo.
Conheça as razões para apostar numa Estratégia de Marketing que crie uma perceção coerente da sua presença em todos os canais.
Num mundo cada vez mais digital e integrado, as empresas procuram fazer chegar os seus produtos e serviços através de vários canais.
Para proporcionar uma melhor experiência ao seu cliente com a sua empresa esse processo deverá ser tão fluído que passe despercebido (Seamless Customer Experience).
Uma Estratégia de Marketing integrada e multicanal é fundamental para o futuro do seu negócio, que contemple uma Estratégia de Conteúdo a pensar nos objetivos de negócio.
Começamos por estudar a Jornada do Consumidor em qualquer negócio antes de produzir conteúdo.
Eis algumas razões:
As pessoas passam por vários pontos de contacto antes de comprar
As estratégias digitais integradas multicanal permitem gerar resultados ao negócio e beneficiam com a consistência.
Empresas estabelecem, em média, 12 momentos de contacto antes de receber uma resposta favorável por parte dos clientes.
80% dos consumidores fazem pesquisa online sobre marcas, produtos e serviços. Nestes canais, precisam em média de 6 momentos de contacto antes de tomar a decisão de compra.
Empresas precisam de apostar numa presença online em vários canais para se conectarem e interagirem com o seu público-alvo.
Consumidores procuram novas formas de resolver os seus problemas
Com a disseminação da informação, os consumidores procuram saber as respostas aos seus problemas quase instantaneamente.
23% do tempo dispendido online é usado para pesquisar informações, usando diversos canais de comunicação online.
33% desses indivíduos encontra as respostas que procura nas redes sociais.
Fornecendo novos conteúdos através de ações de marketing digital integrado pode dar-lhe dar mais hipóteses de se conectar com os seus potenciais clientes. É tudo uma questão de aumentar as probabilidades de ser encontrado pelo seu cliente ideal.
Tráfego surge de diversas fontes
Entre 70% a 80% do tráfego online é gerado por motores de busca e outras pesquisas orgânicas.
Gestores de empresas podem minimizar os seus custos de Marketing apostando em canais gratuitos. No entanto, pode estar a perder oportunidades de gerar tráfego altamente segmentado de outras fontes.
Mobile apresenta uma penetração de 71,8%: 78% das pesquisas resultam numa compra e 34% das pesquisas são orgânicas.
Campanhas integradas geram taxas de conversão mais elevadas
Mais de 24% pode ser o aumento da taxa de conversão quando se recorrem a campanhas de Marketing e Publicidade em vários canais online.
As campanhas de Marketing Integrado proporciona um melhor Retorno sobre Investimento
Uma campanha de PPC e SEO integrada pode aumentar a receita do seu negócio em 27%.
Ao mesmo tempo que aumenta a sua receita, pode melhorar o ROI em 300%.
Clientes envolvidos em campanhas integradas gastam mais
Clientes atraídos com uma campanha de marketing digital multicanal gastam até 4 vezes mais no seu website comparando com outros tipos de clientes.
Uma campanha de marketing digital integrado melhora o seu CTR e ROI ao mesmo tempo que aumenta a receita do seu negócio.
Os canais de Marketing estão sempre a evoluir
Com as alterações constantes nos algoritmos e mesmo das políticas e legislação, implementar ou não uma estratégia multicanal deixa de ser uma opção para empresas que pretendem acompanhar a evolução.
As alterações não são isoladas e afetam o ecossistema de uma forma global, resultado em alterações em vários canais.
Os seus concorrentes estão a investir em Marketing
O uso de estratégias multicanal aumentou exponencialmente no último ano, como reação à pandemia. Muitas vezes esse será o fator que dita a sobrevivência de muitos negócios.
Mais marcas recorrem ao poder do mobile, social media e vídeo simultaneamente, resultando em campanhas de Marketing Integrado em vários canais online.
Muitas empresas aposta entre 2 a 5 canais diferentes para implementar a sua estratégia de Marketing.
No mundo atual, os gestores das pequenas e médias empresas não podem ignorar o facto de que o Marketing está a girar em torno das tendências digitais e têm de estar sempre atentos ao mercado.
Marketing é Marketing. Partimos da Estratégia para depois determinar as táticas e as ações.
Uma Estratégia de Marketing ajuda-o a maximizar as possibilidades em todos os canais, distribuindo melhores e maiores resultados que não seriam alcançáveis recorrendo a um único canal (uma imagem para ilustrar este conceito é ter os ovos todos no mesmo cesto).