Estado do Inbound Marketing nos negócios B2B em 2014

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As empresas em mercados industriais reconhecem cada vez mais o Inbound Marketing enquanto ferramenta indispensável à estratégia da sua empresa, de acordo com o estudo State of Inbound 2014 da Hubspot. A aposta em Inbound Marketing nestes mercados vem dar resposta às necessidades dos clientes: apresenta uma série de conteúdos que têm um carácter educativo e mostra soluções aos problemas mais comuns.

No mercado industrial os clientes são diferentes: não desperdiçam tempo em redes sociais, lêem jornais de negócios e marcam presença no LinkedIn. Os seus produtos são também diferentes: pretendem vender um novo sistema de transporte, embalagens ou material de construção.

Potenciais clientes em mercados industriais pesquisam toda a informação disponível antes de fecharem um negócio. O ciclo de vida das vendas torna-se mais longo e as empresas B2B devem mudar as suas táticas de Marketing e Vendas.

Cada vez mais empresas B2B investem em estratégias de Inbound Marketing nos seus planos de Marketing Integrado.

A Hubspot reuniu no seu relatório State of Inbound 2014 alguns dados interessantes:

>> 50% das empresas aumentaram os seus orçamentos para Inbound Marketing em 2013;
>> Mais de 38% de empresas afirmam fazer Inbound Marketing;
>> É o mercado B2B que mais aposta em Marketing de Entrada;
>> Marketing, Vendas e Recursos Humanos são os departamentos que mais investem em Inbound Marketing;
>> Empresas que medem o ROI tem 17 vezes mais probabilidade de apresentar um retorno sobre o investimento igual ou superior ao ano anterior;
>> Marketeers que publicam artigos em Blogs têm 13 vezes maior probabilidade de aumentar o ROI ano após ano;
>> Pequenas e médias empresas investem, em média, menos de 20 mil euros por ano em Inbound Marketing.

A mesma fonte refere que as ferramentas que se convertem mais facilmente em Leads no primeiro semestre de 2014 são o Social Media, Blog, SEO e Email Marketing. O estudo refere ainda que são as pequenas e médias empresas que mais importância atribuem a estas plataformas.

Mercados B2B apostam então na criação de conteúdos para o blog, na criação visual do conteúdo, na amplificação dos conteúdos e em SEO/presença orgânica num volume superior que empresas orientadas para o consumidor final. Como consequência destas ações, empresas em mercados B2B pretendem aumentar o número de Leads e Conversões.

De entre os principais desafios dos Marketeers em B2B, a Hubspot destaca:

>> Medir ROI sobre atividades de Marketing;
>> Ter recursos financeiros suficientes;
>> Gestão do Website;
>> Segmentar conteúdos para uma audiência internacional;
>> Contratar bons colaboradores na área de Inbound Marketing.

Empresas B2B parecem atribuir maior valor aos formatos educativos (como webinars) enquanto que empresas B2C adotam experiências em formatos digitais avançados como conteúdos interativos ou ferramentas online.

De acordo com a Aberdeen,

>> 75% das empresas B2B não mensuram ou quantificam o envolvimento nas redes sociais;

>> 84% dos profissionais de Marketing em B2B usam social media de alguma forma;

>> 59% dos profissionais de Marketing B2B dizem que o e-mail é o canal que mais gera receitas, sendo esse o canal onde 49% dos profissionais passam mais tempo.

Inbound Marketing é agora utilizado por grande parte das empresas em mercados industriais à escala mundial. Cada vez mais as empresas compreendem a sua importância e o impacto que esta estratégia tem na geração de leads. O LinkedIn afirma-se cada vez mais como a rede social preferida para obter resultados da mesma forma que os blogs assumem um papel fundamental na pesquisa de informação.

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