Está a usar bem o Google Analytics?
O Google Analytics é uma ferramenta de análise de dados. Infelizmente, muitas empresas não configuram corretamente a sua conta e, consequentemente, não recebem dados valiosos sobre os resultados do seu website.
A solução é fácil: basta adicionar um código de acompanhamento no seu website e configurar alguns aspetos fundamentais.
Para facilitar a configuração da sua conta, a Inboundware sugere-lhe uma lista de verificação com todos os passos necessários.
Excluir endereços de IP internos
Se não excluir os endereços IP de colaboradores e parceiros vai ter um volume de tráfego e taxa de conversão irreal.
Para eliminar endereços IP deve ir a administrador – todos os filtros – novo filtro. Aqui deve configurar “excluir tráfego dos endereços IP igual a [inserir IP]”.
Inserir o código do Google Analytics em todas as páginas
Se o código da sua conta do Google estiver em falta em algumas páginas, as métricas serão incorretas e consequentemente a conversão estará desviada da realidade.
Nota: o código estará em falta em algumas páginas se nos relatórios de referência lhe forem apresentadas “referências auto”.
Associar Google Analytics e Google Search Console
Permite que partilhe dados das duas plataformas que se traduzem em dados mais fidedignos.
Estes relatórios mostram o desempenho do seu website ao nível de consultas, páginas de destino e resumo geográfico.
Basta aceder ao Google Search Console e selecionar gerir site – propriedade do Google Analytics.
Associar Google Analytics e Google Adwords
À semelhança do ponto anterior, permite a partilha de dados entre as duas fontes.
Pode seguir as instruções de configuração no Suporte do Google Analytics.
Definição de Objetivos
Os objetivos permitem-lhe perceber quantos visitantes estão a tomar determinadas ações no seu website, quantos se tornam leads ou quantos subscrevem a newsletter. É possível saber quais as fontes de tráfego que geram visitantes com mais tendência para se converter em clientes e quais são as páginas mais importantes.
Aceda no menu Administrador – objetivos – novo objetivo e configure o tipo de objetivo que pretende (destino, duração, páginas/ecrã por sessão ou evento). Não se esqueça de usar a opção funil que lhe apresentará informação valiosa sobre os seus objetivos.
Definição de metas
É possível definir várias metas como compras, preenchimento de formulários de contacto, tempo de visualização do site, subscrição da newsletter, entre outros. Pode ainda associar um valor monetário a cada ação.
Para definir metas deve aceder ao menu administrador – vista – metas. Escolha uma nova meta ou selecione uma meta já disponível na galeria e importe-a para o seu painel de controlo.
Pesquisa no site
Ao definir um campo de pesquisa consegue conhecer as pesquisas dos utilizadores quando navegam no seu website.
Selecione o menu administrador – definições de propriedade – ver definições – ativar controlo de pesquisa de websites. Elimine parâmetros de consulta do url.
Para saber o parâmetro de consulta deve olhar para o seu endereço. Se quiser pesquisar por keywords no seu site poderá fazer algo como:
http://www.seusite.com/blog/?s=keywords&submit=go%21.
Painéis personalizados
É possível criar painéis com relatórios visíveis sobre dados específicos que a sua empresa quer monitorizar.
Ao encontrar um painel do seu interesse clique em adicionar ao painel de controlo no cabeçalho. Escolha um novo painel e assinale o tipo de widget que pretende.
Assim que tiver todos os aspetos da sua conta definidos e otimizados, está na hora de começar a analisar os dados apresentados. Fique atento ao tráfego mas também a dados demográficos e de aquisição.
Ainda tem dúvidas sobre a configuração do Google Analytics e interpretação de dados? Descarregue o ebook: