Sabe como escrever na Web?

 Em Marketing de Conteúdo

A usabilidade de um website e o seu sucesso dependem de uma comunicação eficaz.

Escrever na web obedece a regras distintas da escrita em documentos impressos. A escrita otimizada para a web não só é valiosa para os motores de busca reconhecerem e mostrarem o seu conteúdo como é fundamental para a boa experiência do utilizador.

Resumo

Os leitores online interagem de forma diferente com os websites pelo que a sua empresa deve ajustar os textos ao novo consumidor digital.

A Inboundware reuniu um conjunto de dicas para o ajudar a otimizar a sua escrita.

Organize os seus títulos

Comece pelo <H1> e utilize apenas um por página. O Google irá penalizá-lo caso os “search-bots” (ou robots de pesquisa) não consigam encontrar o título ou tema principal do seu artigo. Pode ainda organizar a sua informação com títulos de <h1> a <h6>.

Títulos curtos funcionam

Os títulos são a primeira coisa que o leitor vê. Evite os “as/os” ou expressões de ligação como “além disso, visto que, aliás” e vá direto ao assunto. Utilize de preferência as palavras-chave no início dos títulos e parágrafos.

Seja breve e conciso

Os leitores são ocupados e por vezes não lêem artigos longos. Foque-se em textos com cerca de 600 palavras e seja sucinto para receber a atenção dos leitores

Os parágrafos devem ser curtos e a cada parágrafo deve corresponder uma única ideia.

Aposte em listas

Os consumidores online adoram listas: são fáceis de ler, resumem e estruturam a informação

Utilize o efeito funil ou pirâmide invertida

Em textos impressos a tendência é fazer uma introdução, passar aos argumentos e finalizar com uma conclusão. Na internet o assunto principal (ou conclusão) vem em primeiro lugar.

A informação mais importante surge primeiro para prender a atenção do leitor.

As pessoas podem ler apenas a sua primeira frase: faça com que tenham interesse em continuar a ler.

Crie links para conteúdos relevantes dentro do website

Os links servem como fonte de entrada para camadas mais profundas de informação. Se tem um tema complexo para abordar, faça um artigo resumo com links para outros artigos mais específicos.

Os links internos ajudam ao aumento do Page Rank pelo que são aconselhadas: por um lado permitem ao leitor ficar a saber mais sobre um tema e por outro beneficia a pontuação do seu site perante motores de busca.

Resumo

    • Dê destaque a notas breves e legendas
    • Foque as suas palavras-chave no lado esquerdo da página (use a voz passiva para facilitar o discurso)
    • Se um texto é demasiado longo e monótono aposte em numerações, destaques a negrito ou pergunta-resposta
    • Aposte em técnicas de otimização SEO in page e off page
    • Substitua itálicos por “” para facilitar a leitura
    • Use intertítulos para dividir assuntos
    • Escreva parágrafos com 40-50 palavras

Já aposta em escrita otimizada para web nos seus textos?

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