SOSTAC: método para definir a sua estratégia de marketing

 In Comunicação

Uma das metodologias mais usadas em todo o mundo para ajudar a definir uma estratégia para um negócio é a SOSTAC, que envolve a análise da Situação, Objetivos, Estratégia, Táctica, Ação e Controlo. Criado por Paul R. Smith, é um sistema simples concebido nos anos 90 mas com perfeita aplicação no Marketing Digital.

Este método é utilizado por empresas em todo o mundo, desde as mais importantes multinacionais cotadas em bolsa a pequenos negócios.

Onde estamos?

Na análise da situação, é preciso avaliar em que ponto a empresa se encontra. É realizada a análise da performance atual nos vários indicadores (tráfego no website, presença nas redes sociais, SEO Off-page, etc), estudo do consumidor, análise SWOT, tendências de mercado e análise da concorrência direta e indireta.

Onde queremos estar?

Nos Objetivos, define-se para onde a empresa quer ir, qual a sua missão, valores e objetivos de marketing a atingir.

Vamos definir objetivos SMART, específicos, mensuráveis, exequíveis, realistas e com prazos definidos.

Nesta fase é preciso delinear quais os 5 s’ (sell, serve, sizzle, speak, save) que nos podem ajudar e definir onde queremos estar.

Como vamos lá chegar?

As questões de Estratégia prendem-se com a questão «como vamos chegar aos nossos objectivos» para definir qual é o nosso posicionamento como marca e como vamos dividir o mercado para adequar a comunicação aos nossos públicos.

Que táticas vamos utilizar na nossa estratégia?

No plano táctico, estabelecem-se os detalhes da estratégia a seguir num planeamento das ferramentas de comunicação ao dispor das empresas: SEO, PPC, Email Marketing, social media, etc.

Define-se mensagem a transmitir, o tom da comunicação e da interação com os clientes ou potenciais clientes e sua integração nos vários canais de comunicação.

Para todos estes elementos é preciso saber qual é o orçamento e quais os recursos disponíveis na organização.

Quais as ações necessárias para implementar a estratégia?

A Ação corresponde a colocar o plano em prática, nomeadamente os processos de trabalho no dia-a-dia da entidade.

Define-se a responsabilidade por cada área, as tarefas de cada projeto, os timings das campanhas, as medições estatísticas no decorrer de cada acção co os indicadores mais adequados, entre outras atividades.

Para melhor gerir as operações, aconselhamos a implementação de uma ferramenta de Gestão de Projetos. Existem várias opções no mercado, desde gratuitas a pagas, de acordo com a s funcionalidades e dimensão da equipa.

Como vamos gerir o processo?

O Controlo refere-se a medir KPI definidos na fase de  definição da estratégia e monitorizar ao longo do tempo.

Periodicamente, devem analisar-se os dados, recolher insights e modificar a atuação da empresa sempre que seja relevante. Apenas se consegue gerir o que é possível medir.

Esta fase é extremamente importante e deve ser encarada como um processo natural e contínuo.  Assim é possível detectar situações que não estão a funcionar corretamente e aplicar melhorias em tempo útil.

SOSTAC Infográfico

Referências:

A Inboundware segue a metodologia SOSTAC nos seus clientes de Estratégia de Marketing. Caso tenha interesse em conhecer o nosso trabalho nesta área, entre em contacto connosco.

Estratégia de Marketing

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