Como pode a sua empresa beneficiar de uma consultoria em Inbound Marketing?
Todas as empresas podem beneficiar dos serviços de consultoria, mesmo aquelas que fazem consultoria, como é o caso da Inboundware. Entre a prospeção, o apoio ao clientes e todas as outras tarefas que nos esperam, é importante dedicar tempo para participar em sessões de consultoria na qualidade de cliente e depois, obviamente, implementar as ideias que foram abordadas na reunião. Sim, em consultoria é importante fazer os trabalhos de casa.
Ter pessoas experientes a ajudar o seu negócio, que estão por dentro do Marketing Digital e com conhecimento obtido nos livros e no terreno é revigorante, principalmente numa altura em que as empresas estão de certa forma reticentes em investir. Além disso, os consultores trabalharam com outras empresas do mesmo ramo e já conhecem as dores e as oportunidades que se podem explorar.
Avaliar resultados de uma consultoria
Esta consultoria fez com que olhasse para o trabalho que tenho feito junto dos meus próprios clientes e pensar: tenho de transmitir melhor o valor do serviço que estou a entregar. Estarei a comunicar bem o valor das soluções que proponho, após toda a pesquisa e estudo realizado para cada caso? Será que a visão estratégica de longo prazo consegue subsistir num mundo em constante mutação e do apelo das táticas de curto prazo com resultados efémeros?
Para avaliar os resultados de uma consultoria temos de ter uma noção do nosso ponto de partida, do rumo queremos tomar e se estamos dispostos a investir e a trabalhar nesse sentido.
Além disso, Inbound Marketing tem como motor o Marketing de Conteúdo potenciado com automação. É preciso perceber de ambas as áreas e isso não é tão vulgar assim.
O que esperar da empresa que contrata
Espera-se que dedique tempo e que se comprometa para ter os recursos (tempo e dinheiro) para a produção de conteúdos regular e multicanal. O processo demora tempo a implementar e também temos de esperar que os motores de busca indexem a nossa informação. Tudo isto não se faz de um dia para o outro.
Imagine a situação: vamos ao médico para resolver um problema de saúde e ele passa-nos uma receita com vários medicamentos, com uma determinada frequência de toma. Como a vida está difícil, decidimos aviar apenas uma parte da receita e ainda por cima, por vezes esquecemo-nos de tomar os medicamentos na hora certa.
Passados uns meses, o nosso problema está mais ou menos na mesma… e acabamos por nos queixar «fui àquele médico por causa do meu problema e continuo na mesma».
Perdemos tempo e dinheiro, de ambas as partes. Numa estratégia de Marketing acontece o mesmo. Uma estratégia é um compromisso a longo prazo, que traz resultados se for aplicada de forma consistente.
Todos nós temos aspetos a melhorar, muitas vezes começando por coisas simples, que podem e devem ser feitas por nós. Já se sabe, «em casa de ferreiro, espeto de pau». Vamos lá contrariar o ditado popular.