Como gerir presença nas redes sociais de forma estratégica

 Em Redes sociais

Estar presente numa rede social profissional é uma forma importante de explorar a rede de contactos online e de poder interagir com profissionais com interesses similares. Do ponto de vista das empresas, o perfil de empresa nas principais plataformas permite estar presente em mais um campo de networking social, o que vai contribuir para estabelecer mais um ponto de contacto no relacionamento com o cliente.

As redes sociais são uma parte fundamental na fase de atrair visitantes ao website em Inbound Marketing. Além disso, permitem dar voz ao consumidor

Por vezes podem surgir situações em que uma opinião negativa que não tenha sido gerida da forma mais adequada pode ocasionar uma onda de protestos, prejudicando a imagem da empresa.

Por isso, a estratégia em redes sociais é um ponto importante a apostar antes de começar e de forma periódica, que reflita a estratégia de marketing da empresa e não uma tendência seguidista, sem objetivos e nem metas traçadas.

Para negócios mais pequenos, devemos ir pelo lado prático e exequível: escolher uma rede social principal mais dinâmica e adaptar para as restantes redes. Idealmente, cada rede social deve ter a sua estratégia própria.

Facebook

O é a rede social com mais utilizadores em Portugal, por isso é muito provável que os seus clientes estejam lá. Tem vindo a ser utilizado a nível profissional com a criação de páginas de empresa, com recursos como a actualização do estado, a publicação de fotos, comunicar sobre um evento, como o lançamento de um produto ou serviço, criando uma página ou um grupo no Facebook. Também é possível fazer publicidade com um custo acessível, controlada e segmentada. Os grupos profissionais no Facebook são uma forma interessante de estar actualizado, com a troca de informações e opiniões entre pessoas de um contexto específico.

Instagram

Esta é a plataforma que mais tem vindo a crescer nos últimos tempos por terras lusas. Os portugueses na faixa etária entre os 15 e os 24 anos chegam aos 80,4%

LinkedIn

Esta rede social profissional tem bastantes adeptos em Portugal atualmente. Permite a criação do perfil profissional e de páginas de empresas. A nível adesão a grupos e a secção de perguntas e respostas são algumas das opções interessantes a explorar.  Existe também a possibilidade de recomendar profissionais com quem se tenha trabalhado, colocar e pesquisar anúncios de emprego ou colocar questões a especialistas, entre outras.

Twitter

A plataforma de micro-blogging, com o objectivo de permitir a difusão de mensagens curtas (até 140 caracteres) a todos os contactos do utilizador, com novidades da pessoa ou da empresa em questão. Esta ferramenta tem vindo a ganhar interesse por parte das empresas, como forma de transmitir as suas novidades de uma forma imediata e atrair tráfego para o website ou páginas de entrada escolhidas.

 

Pinterest

 

TripAdvisor

 

Redes sociais que ficaram pelo caminho

Google +

O Google tem vindo a fazer várias tentativas nas redes sociais. Mesmo o Google +

Por exemplo a tentativa de se aproximar do conceito do Twitter ao lançar o Buzz Google, uma ferramenta associada ao Gmail que cria mais um espaço de Social Networking. O Google + é a aposta mais atual, que permite criar círculos de contactos e hangouts,  de acordo com as preferências do utilizador, assim como partilhar as novidades e criar páginas para empresas.

Xing
Nasceu como OpenBC Open Business Club até 17 de November de 2006 mas mudou para Xing. Actualmente anuncia mais de 8 milhões de membros, mas em Portugal não parece ter grande relevância (não se encontra na lista dos 100 sites mais visitados em Portugal, do Alexa).

Google Wave

O Google Wave foi anunciado em Agosto de 2010 e fechou a 30 de Abril 30 de 2012; relativamente pouco utilizado, integrava as ferramentas de comunicação em tempo real como opção de groupware para estudantes e profissionais.

Branch Out

No início de 2011 começou a falar-se do Branch Out, uma app integrada no Facebook e que, curiosamente, importa o perfil do LinkedIn, o seu principal concorrente.

Plaxo 

Fechou oficialmente a 31 de Dezembro de 2017 e era uma aplicação de gestão de contactos pessoais e profissionais, fundada pelo empreendedor de Silicon Valley Sean Parker. Um serviço gratuito que mantém actualizada a agenda de contactos online. Permite sincronizar com o Outlook e importar contactos das contas de email dos utilizadores.

Ecademy [fechou em 2103] Rede de networking empresarial. Com cerca de 3000 contactos relacionados com Portugal, com fichas pouco desenvolvidas. As funcionalidades da versão não paga são relativamente reduzidas.Estar presente numa rede social profissional deste tipo é uma forma importante de explorar a sua rede de contactos no mundo académico e  interagir com profissionais com interesses similares.

Sobre a forma como se deve gerir a informação constante nos perfis, podemos distinguir a informação ao nível individual, de um profissional de uma determinada área, da presença de uma empresa, esteja ela vocacionada para o mercado B2C (Business-to-Consumer) ou B2B (Business-to-Business).

 

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