A Carmen, agência criativa do Grupo YoungNetwork, está a concorrer na shortlist final dos European Excellence Awards 2012, com a campanha da Federação Portuguesa das Associações de Surdos: “A Conversa de Carlos”, na categoria Portugal.

Hoje, data em que se comemora o Dia Nacional da Língua Gestual Portuguesa (criado pela Comissão Para o Reconhecimento e Proteção da Língua Gestual Portuguesa), este projeto assume particular relevância.

Para João Peral, diretor criativo da agência, “os prémios e as nomeações não fazem uma agência mas são sinal do reconhecimento do trabalho realizado e, por isso, são muito motivadores, especialmente para uma agência ainda recente como a CARMEN.”

Trata-se de um projeto com um conceito forte – Os surdos também falam português -, que visa sensibilizar os espectadores, transportando-os para a realidade dos portadores de deficiência auditiva. O objetivo é ajudar a compreender que a língua gestual é uma forma de comunicar mesmo não sendo aquela a que estamos habituados. Esta campanha criativa e inovadora conseguiu a atenção dos Media, tendo estado presente em três canais de televisão nacionais, bem como na imprensa escrita e online e em múpis da cidade de Lisboa.

Os vencedores dos European Excellence Awards, que visam premiar os projetos de comunicação que mais se destacam a nível europeu, serão anunciados a 6 de dezembro, numa cerimónia a realizar na Roundhouse, em Londres. Na mesma categoria Portugal dos European Excellence Awards encontram-se ainda campanhas em português das marcas EasyJet, Fundação Francisco Manuel dos Santos, Museu da Cerveja e Zon TV Cabo. Outras marcas portuguesas são a EDP (Website) e CTT (Responsabilidade Social Corporativa).