Blogging: como construir uma marca em B2B

 Em Comunicação, Marketing de Conteúdo

Para empresas B2B, o blog pode ser uma plataforma muito eficaz. As empresas B2B devem então apostar na construção de credibilidade e confiança muito antes dos clientes precisarem de fazer uma compra. 

As vendas em B2B são muito mais complicadas do que a maioria das pessoas pensa. Os ciclos de venda são mais longos e complexos, as compras envolvem grandes investimentos financeiros e a concorrência é cada vez maior.

Uma boa estratégia de Inbound Marketing permite construir reconhecimento e aumentar a visibilidade da marca recorrendo a técnicas de blogging.

4 práticas de Blogging para B2B

1. Estratégia de Blogging

Empresas com uma estratégia de Marketing de conteúdos tornam-se 2 vezes mais eficazes do que empresas sem esta estratégia. É importante definir metas de acordo com os objetivos e acompanhar métricas específicas.

Se o seu objetivo é o reconhecimento pode analisar ações em social media ou o tráfego; se pretende conversões, preste especial atenção à frequência de publicações; se quer aumentar as vendas tenha em atenção as diferentes fases do ciclo de vendas dos seus compradores.

Depois de definir os objetivos, implemente a estratégia e colha os resultados.

Ao registar os objetivos e a estratégia do seu blog, está a dar a conhecer as suas intenções a toda a equipa de Marketing e Vendas para que todos possam trabalhar orientados para os mesmos resultados.

Ler mais: importância do calendário editorial

2. Ter o público sempre em mente

Muitos blogs são promocionais e baseados somente nos produtos ou serviços que a marca comercializa. Lembre-se sempre que escreve para uma pessoa e pense no que gostaria de lhe dizer frente-a-frente.  Quando uma pessoa entra na sua empresa, começa logo a vender os seus produtos? Surpreenda os seus clientes e aplique a regra dos 80/20:

  • 80% de conteúdo sobre interesses, necessidades e perguntas do público
  • 20% de conteúdo promocional

Nos 20% de conteúdo não se esqueça de fazer o devido enquadramento referindo as necessidades que determinado produto ou serviço satisfaz e quais as soluções apresentadas pelo seu negócio.

3. Atraia a atenção para o seu blog

Em B2B os clientes não têm tempo, têm menos atenção e têm menos disponibilidade para receber conteúdo promocional.

Apresente mensagens atrativas com títulos cativantes, parágrafos curtos e sem rodeios. Mostre sempre os benefícios que o cliente terá ao ler o seu artigo ou notícia.

Aposte em técnicas de escrita para web que favoreçam os seus textos.

4. Termine com um apelo à ação

Todos os artigos devem terminar com um call-to-action relacionado com o tema do texto apresentado. Pode fazer referência a um link que tem mais informações sobre um produto, dirigir o leitor para um formulário de contacto, levar o leitor a partilhar a notícia, entre tantas outras opções.

Independentemente do pedido, deve levar o leitor a aumentar a sua confiança e gradualmente tornar-se mais ativo na interação com a sua marca. Ao construir relações sólidas de confiança aumentará a probabilidade de compra e recomendação dos leitores.

A longo prazo, os leitores continuarão a lembrar-se de si e a procurá-lo sempre que necessitar de algo que a sua empresa comercialize.

Se a sua empresa ainda não tem um blog, está à espera de quê? Coloque em prática as estratégias que lhe apresentamos e construa relações de proximidade com o seu público-alvo.

A sua empresa já tem um blog? Conte-nos tudo sobre os seus resultados!

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