Rui Marques vai escrever com regularidade artigos de opinião no blog B2B NetWriters, no âmbito da sua experiência e do Projeto Sotaques Brasil/Portugal. Este profissional da área do Jornalismo e da comunicação, nascido em 1975, em Vila Nova de Gaia, e que tem desenvolvido a sua atividade profissional na cidade do Porto.

No Jornalismo trabalhou entre outras publicações na Vida Económica e no Semanário Económico, foi assessor de Imprensa de Entidades como o Sindicato das Ciências e Tecnologias e da Saúda e Técnico de Informação e Documentação no Instituto de Biologia Molecular do Porto.

No Jornalismo económico especializou-se na cobertura de temas ligados às novas Tecnologias, Biotecnologia e Turismo. Na Assessoria de Imprensa, desempenhou funções de ligação entre as estas Instituições, os meios de comunicação e a sociedade envolvente.

Na área do marketing e comunicação teve passagens por Empresas ligadas à publicidade impressa e digital como o Coffee News Maia, G.B.N ou Domp. É licenciado em comunicação social pela Escola Superior de Jornalismo do Porto com uma pós-graduação em Ciências documentais pela Universidade Fernando Pessoa do Porto, possuindo o CAP de formador.

Também tem outros interesses como a poesia, tendo publicado, numa edição de autor, a obra “Poesias de Rui Marques” e possui uma grande afinidade com a Literatura, o Teatro, o Cinema e outras artes. Na área cultural realce-se igualmente que foi o coordenador de um Projecto educativo “ Comunidade de Leitores na Escola”, de leitura e debate pelos alunos desta Escola de autores portugueses como Miguel Torga na Escola Secundária de Arcozelo em Vila Nova de Gaia.

Atualmente, está directamente ligado à Plataforma de comunicação e promoção Sotaques Brasil/Portugal, na área da criação e produção de conteúdos bem como na comunicação do Projeto Sotaques. É um dos fundadores do Projecto e acredita, convictamente, que a ligação ao Brasil é uma das vias de desenvolvimento essenciais para o Futuro do país, das suas Empresas e Instituições.