6 formas para divulgar conteúdos online

 Em Comunicação

Quando aposta na produção de conteúdos pretende que os visitantes consumam o conteúdo, explorem, comentem e recomendem. Mas, na realidade, muitos conteúdos não chegam a ser vistos pelos utilizadores. Então como podemos divulgar os nossos conteúdos para recebermos visibilidade?

Como pode potenciar o alcance dos seus conteúdos para maximizar a notoriedade da sua marca?

Procure distribuir ajustadamente os seus conteúdos de acordo com o consumo do seu público-alvo!

Nos dias de hoje é possível divulgar conteúdos em duas vertentes: orgânica e patrocinada.

Distribuição de conteúdo orgânica

Estas técnicas requerem pouco investimento monetário mas grande investimento de tempo e energia e conhecimento.

Website do seu negócio: requisito obrigatório em qualquer estratégia de conteúdos!

Frequentemente os websites não estabelecem por si uma relação com o consumidor: apostam numa comunicação estática e com um tom demasiado corporativo.

Os Websites são fontes credíveis de informação, permitindo proporcionar ao visitante uma experiência valiosa com oferta diversificada e envolvente.

O seu site é o cartão de visita da sua marca!

  • Lead Nurturing: construção de relações no início do funil de vendas.

Enquanto marca, deve apostar em interações regulares com os seus clientes de forma a lembrar-lhes que existe. Aposte em newsletters, relatórios de compra ou formulários personalizados disponíveis no website.

  • Redes Sociais: grande potencial de divulgação de conteúdos.

As redes sociais não só levam os clientes ao seu website como potenciam diálogos entre a sua marca com os clientes. Cada plataforma tem as suas qualidades e é adequada a determinado tipo de conteúdo. Para vídeos aposte no Youtube ou no Vimeo, para fotos use o Instagram ou o Pinterest e para conteúdos generalistas recorra ao Google +, Twitter ou Facebook. Para conteúdo mais empresarial recorra ao LinkedIn.

Note que o mesmo conteúdo não deve ser partilhado em todas as redes sociais da mesma forma. Deve definir uma estratégia e agir de acordo com o público de cada rede.

  • Estratégias de SEO: projete os seus conteúdos nos motores de pesquisa.

Deve apostar em palavras-chave relevantes e com elevado potencial de pesquisa. Assim, aumenta o tráfego do seu website, o que se traduz num aumento da visibilidade da sua marca.

Distribuição de conteúdo patrocinada

  • Anúncios na rede

O pay per click (PPC) é o método mais utilizado: paga apenas quando alguém clica no seu anúncio. Deve apostar em call to actions no texto de forma a incentivar o utilizador a clicar e a saber mais. Conheça os dois tipos de PPC:

– Search PPC: deve selecionar palavras com elevado potencial de pesquisa. A forma mais comum é o Google Adwords onde são sugeridos os termos de pesquisa mais relevantes na sua área de negócio.

– Content PPC: os anúncios surgem em websites sob a opção “conteúdos relacionados”.

  • Native Advertising: capte a audiência dos editores.

São anúncios dispendiosos sob a forma de conteúdos. Estes surgem junto ao conteúdo editorial e contextualizados. Geralmente produzem mais resultados que os anúncios generalistas uma vez que estando associados ao editorial reduzem o impacto comercial.

exploring the effectiveness of native ads

Exploring the effectiveness of native ads

As dicas Inboundware:

  1. Escreva, escreva muito: mantenha o seu blog atualizado e defina um horário para as publicações.
  2. Escreva temas significativos e relevantes: os seus conteúdos devem ir de encontro às necessidades do seu público. Mantenha-se atento às tendências e às novidades do setor.
  3. Inscreva-se em diretórios interessantes para a sua área de negócio.
  4. Otimize os seus conteúdos: aposte em keywords relevantes e melhore a sua estratégia de Search Engine Optimization.
  5. Divulgue em várias plataformas: promova o seu conteúdo não só no seu website como também nas redes sociais, em newsletters, anúncios patrocinados, etc.
  6. Promova o Call to Action: leve os leitores ao seu website para saberem mais sobre os seus conteúdos.
  7. Mostre os artigos relacionados: quando escreve faça referência a outros textos dentro do mesmo tema.
  8. Diversifique: não escreva sempre artigos. Aposte em notícias, infográficos, ebooks, entrevistas, etc.

 

Necessita de Consultoria na área de Marketing Digital? Conheça a oferta Inboundware!

Artigos recentes

Leave a Comment

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.