4 tendências em Business Intelligence que qualquer chefia de Marketing deve conhecer
Muito se tem falado ultimamente na expressão Big Data, a enorme quantidade de dados que todos os dias são gerados pelos negócios, e poucos fazem alguma coisa com eles. O Business Intelligence permite obter insights preciosos para traçar a estratégia de Marketing e Vendas da empresa. O Marketing Digital baseia-se muito em números e a verdadeira ciência é saber distinguir entre os números da vaidade e aqueles que são realmente indicadores do pulsar do negócio.
O que é Business Intelligence?
Antes de mais, é importante esclarecer de que estamos a falar quando nos referimos ao Business Intelligence:
Business intelligence – conceito que engloba um vasto conjunto de aplicações de apoio à tomada de decisão que possibilitam um acesso rápido, partilhado e interactivo das informações, bem com a sua análise e manipulação; através destas ferramentas, os utilizadores podem descobrir relações e tendências e transformar grandes quantidades de informação em conhecimento útil. in “Business Intelligence”, de Carlos Sezões, José Oliveira e Miguel Baptista.
Atualmente verificamos a expansão do Big Data e propomos que veja o infográfico completo com as quatro principais tendências em Business Intelligence que os gestores da empresa e chefias de Marketing devem acompanhar.
Tendência # 1
Há cada vez mais dados externos com que a empresa tem de lidar, além dos dados internos: canais sociais, parceiros e clientes.
Tendência # 2
Dados despoletam ação de forma imediata, em vez da ação lenta e hierarquizada dos seres humanas. Falamos de conceitos como machine learning e bots de que tanto se ouviu durante as sessões da Web Summit em Lisboa, em Novembro de 2016.
Tendência # 3
A Análise Preditiva está cada vez mais ao alcance de todos.
Tendência # 4
O Business Intelligence em self-service: a análise dos dados e criação de relatórios já não está centralizado no Departamento de Tecnologias de Informação. A tendência será facilitar o acesso aos relatórios por parte de outros departamentos de modo imediato, como é o caso do Marketing, com plataformas próprias.
Democratização da Análise de Dados?
Antes de mais, é importante esclarecer alguns conceitos diferentes mas usados muitas vezes como sinónimos: dados, informação e conhecimento no contexto da Business Intelligence. Os processos fazem a recolha dos dados, segue-se a transformação em informação (através de descoberta de padrões e tendências) e depois fazer com que a informação se torne conhecimento fundamentar para a tomada de decisão.
Como pode tirar proveito dos dados da sua empresa com a Business Intelligence? As novas plataformas SaaS vieram trazer a oportunidade de conseguir, a valores mais acessíveis a empresas de pequena e média dimensão, ferramentas que permitem centralizar os dados internos e externos de forma a ser possível extrair conhecimento deles.
O que pretendemos destacar neste artigo é que estas novas plataformas são excelentes mas o elemento humano é cada vez mais importante na estratégia e na organização para não se correr o risco de focar a atenção em métricas desnecessárias (as chamadas métricas da vaidade ou vanity metrics) sem aplicação prática, em vez de métricas accionáveis (actionable metrics).
Ao falarmos em software não estamos a falar em «automatizar tudo», porque é fundamental ter pessoas com conhecimento de Matemática, Estatística e Gestão a gerir estes processo, ou pelo menos a implementar. Há cada vez mais profissionais do conhecimento especializados em Análise de Dados, como Data Scientist e Analistas de Marketing Intelligence, a trabalhar nas grandes empresas a nível mundial. Elaborar relatórios concisos e relevantes é fundamental, sem falar no tratamento dos dados e verificação das incongruências para depois não se estar a trabalhar com base em informação errada.
Muitos dos estudos nas empresa, quando são feitos, ainda são muito baseados em tabelas de Excel. Ainda que o Excel seja uma ferramenta muito poderosa, atualmente é importante recolher em tempo real os dados de várias fontes (ex: Google Analytics) e organizar a informação de uma forma que faça sentido para a empresa e que possam ser accionáveis.
Business Intelligence no Marketing Digital
O Marketing Intelligence refere-se à recolha, organização, análise, exploração e divulgação da informação em Marketing nas organizações.
Com relatórios mais relevantes é possível aos responsáveis de Marketing obterem um conhecimento detalhado sobre a performance da sua estratégia de Marketing Digital: se está a haver progressos no sentido de resolver os principais problemas com que se deparam e quais as oportunidades de melhorias.
Recentemente apareceram no mercado ferramentas mais acessíveis para gerir a imensa quantidade de dados, que permitem monitorizar em tempo real a evolução do negócio.
Para estas empresas, as vantagens são óbvias: encontrar oportunidades de redução de custos, poupança de tempo, desenvolvimento de novos produtos e ofertas mais adaptadas ao cliente e um processo de tomada de decisão mais otimizado, com base em informação e não na intuição.
Por exemplo, o RD Station integra uma ferramenta de Business Intelligence aplicada ao Marketing Digital, que permite a análise e demonstração de resultados, ao nível do negócio com informações importantes para o nível estratégico da empresa, ao nível dos vários canais digitais e campanhas de Marketing. A um nível mais básico, podemos obter informações relativas ao funil de vendas e quantas pessoas se encontram em cada fase. Num nível mais avançado é possível analisar a duração do próprio ciclo de vendas.