Com a aproximação de 2015, as empresas –  pequenas, médias ou grandes – deverão estar a pensar no próximo Plano Anual de Marketing. Conheça as 10 previsões de Marketing no infográfico que lhe apresentamos e obtenha vantagem ao decidir de forma informada quais as táticas a utilizar e como distribuir o seu budget.

Cada vez mais as empresas precisam saber onde depositar os investimentos e quais as ferramentas e táticas a adotar para envolver os seus clientes atuais e potenciais.

O Marketing de Conteúdos vai continuar a crescer, Mobile vai ganhar cada vez mais atenção e a análise de dados de Marketing torna-se parte essencial da estratégia. Conheça estas e as restantes previsões de Marketing para 2015:

  1. A popularidade do Marketing de Conteúdos continua a aumentar

FACTO: ¼ do investimento em Marketing é direcionado para o Marketing de Conteúdos. Empresas B2B com blogs apresentam 67% mais leads por mês que empresas que não apostam na plataforma.

PREVISÃO: Mais empresas vão adotar o Marketing de Conteúdos e o orçamento disponível irá aumentar.

  1. Análise de Dados de Marketing

FACTO: Atualmente algumas empresas já recorrem aos dados para definir a sua estratégia de Marketing.

PREVISÃO: Em 2015 espera-se um aumento de 60% em análise de dados. A análise será mais detalhada, simples e rápida.

  1. Aumento do ruído no Marketing

FACTO: a quantidade de conteúdos disponíveis está a aumentar e a sua qualidade a diminuir.

PREVISÃO: prevê-se então o aumento de conteúdos de baixa qualidade e uma menor exposição dos mesmos nos motores de busca. Os algoritmos vão mudar para reduzir no ranking os conteúdos de baixa qualidade, logo deve sempre apostar na qualidade.

  1. Diminuição dos guest posts

FACTO: um artigo escrito por um convidado custa em média 125 dólares, o equivalente a 100 euros. Atualmente 19.5% dos blogs têm artigos de convidados.

PREVISÃO: menos empresas vão apostar em conteúdos de convidados para táticas de SEO.

  1. Adoção de Vídeo

FACTO: As conversões estão a aumentar com vídeos explicativos na homepage sites. 75% dos executivos vêm vídeos uma vez por semana. 50% utiliza o Youtube; 65% visitam o website depois de verem um vídeo.

PREVISÃO: mais empresas vão apostar na criação de vídeos para melhorar a experiência do utilizador e melhorar a geração de Leads em 2015.

  1. Aumento da aquisição de software de Marketing

FACTO: cada vez mais as empresas investem em software. A indústria de automação de Marketing prevê um aumento de 60% em 2014 – 50% mais que em 2012 e 2013.

PREVISÃO: o aumento de compra de sotftware vai aumentar nas startups em 2015. Os fornecedores de software irão apresentar um maior leque de opções em 2015.

  1. Personalização

FACTO: 74% dos consumidores online ficam frustrados quando não encontram o que procuram; Emails personalizados aumentam 14% a taxa de abertura e 10% a taxa de conversão.

PREVISÃO: Marketing One-to-One vai crescer e tornar-se largamente adotado pelas empresas.

  1. Micro Targeting e hipersegmentação

FACTO: Os nichos de audiência crescem consoante as preferências específicas do público. Anúncios direcionados resultam 2 vezes melhor. Um anúncio direcionado incentiva em 1 000% os indivíduos a procurar o produto.

PREVISÃO: novas formas para micro targeting vão surgir e grandes segmentos vão diminuir.

  1. Aumento do foco em Mobile

FACTO: 42% das vendas m-commerce surgem através de APPs. Mobile cresce 7 vezes mais rápido que outras plataformas.

PREVISÃO: a utilização mobile vai continuar a crescer tornando os portáteis quase obsoletos. A aposta vai para telemóveis, tablets e tecnologia wearable.

  1. Aumento dos gastos com anúncios online

FACTO: Anúncios em Mobile cresceram 77% em 2013 e 56% em 2014. Anúncios online crescem em média 10% ao ano.

PREVISÃO: os gastos em anúncios online irão aumentar em 2015. Esperam-se novos métodos para segmentar grupos de utilizadores específicos.

10 Predictions for 2015