10 Cuidados para criar ou renovar um website

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Os websites da maioria das PME portuguesas, quando existem, são antigos, desatualizados, estáticos e de fraca qualidade. Muitos deles não estão otimizados para a pesquisa e não funcionam em mobile.

Novo ano, novos hábitos! Mostramos-lhe hoje 10 cuidados que deve ter em conta na criação ou renovação de um website para o seu negócio.

1. Planeamento

Antes de partir para a ação, a equipa de Marketing contratada para o efeito deve partir de uma análise para compreender os objetivos do website, qual o público-alvo aspiracional e como funciona o seu negócio. Depois de conhecer estes aspetos é necessário trabalhar a arquitetura da informação, a hierarquia da informação, a tipologia de website, organização de conteúdos, entre tantos outros aspetos.

2. Usabilidade

Um visitante espera em média clicar até 3 vezes no site até encontrar a informação que procura ou abandona a página.

Um website orientado para o uso coloca em primeiro plano os utilizadores, com uma experiência simples, intuitiva e eficaz.

Note-se que a arquitetura da informação, o design e a estratégia de conteúdos pode condicionar a usabilidade de um website e torna-lo desagradável.

3.Web Design

Um bom web design permite estruturar os elementos visuais, traduzir a identidade da marca e facilitar o acesso à informação. Um bom web design deve ser percetível, operável, compreensível e robusto.

4.Responsive Web Design

Um website responsive adapta-se ao tamanho dos ecrãs onde é visualizado sem perder qualidade e melhorando a experiência do utilizador. Com o aumento exponencial de visitas a websites em dispositivos móveis, este é um critério obrigatório para as empresas.

5.Copywriting

Uma boa estratégia de conteúdos consegue levar o utilizador a realizar as ações pretendidas. O mundo online exige uma escrita clara, concisa e sem exageros dadas as características de leitura na web: os visitantes leêm na diagonal, sobem e descem, abrem links, fecham páginas…

6. A mensagem

Um website deve ser mais que o caminho de entrada para o seu negócio: deve ser uma ferramenta de Marketing para gerar clientes. Apostar em call to action ou testemunhos de clientes mostra a notoriedade e qualidade da sua marca àqueles que ainda não a conhecem.

 7. Otimização para motores de Busca

Os websites existem para ser encontrados e não apenas para aqueles que já conhecem o seu negócio. Aposte em técnicas de SEO On Page e Off Page para conseguir uma melhor posição do seu website nos motores de pesquisa.

8. Back Office

Os sites não devem ser estáticos e apresentar a mesma informação semanas após semanas. Aliás, o Google penaliza fortemente a falta de atualizações com posições mais baixas nos resultados de pesquisa. Um back office simples e intuitivo facilita a atualização de informações sem depender de terceiros. Na Inboundware desenvolvemos websites em WordPress, o CMS (Content Management System) mais usado atualmente.

9. Web Analytics

Com o Google Analytics é possível conhecer os seus clientes e saber como se comportam quando visitam o seu website. Consegue saber o tempo que permanecem em determinada página, quais as páginas mais visitadas, o número de conversões, quais as páginas de abandono, entre tantos outros.

10. Integração com outras plataformas

O seu website deve ser o portal para onde toda a informação é direcionada. No entanto isso não impede de divulgar o seu negócio e os seus conteúdos nas redes sociais. Nos dias de hoje, social media tornou-se num veículo valioso para divulgar conteúdos e conhecer os seus clientes.


As empresas devem redesenhar os seus websites a cada um a dois anos e fazer atualizações de conteúdos regularmente. Deve ponderar renovar o seu website se:

– Mudou a imagem da sua marca/empresa recentemente
– O seu website não aparece em pesquisas nos motores de busca
– O website não gera tráfego qualificado
– O seu website não é responsivo
– O seu site não é intuitivo nem visualmente atrativo


No momento em que criou o seu website teve em conta todos estes aspetos? Se não o fez considere-os no momento em que renovar o seu website. Se ainda não tem website ou tem dúvidas sobre qual será a sua melhor oferta para o mercado, conheça os nossos serviços de Outsourcing e Planos de Marketing Digital.

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