10 Cuidados para criar ou renovar um website

 Em Marketing Digital

Um website é um projeto em desenvolvimento constante, a base da estratégia de Marketing da empresa. Existem vários tipos de atualização, do layout, funcionalidades ou de conteúdo. Neste artigo vamos referir-nos a 10 cuidados que deve ter em conta na criação ou renovação de um website para o seu negócio.

1. Planeamento e Estratégia

Antes de partir para a ação ou para a contratação, a empresa tem de partir de uma análise para compreender os objetivos do negócio nesta fase. A partir daí, definir os objetivos do website, qual o público-alvo que pretende alcançar e como o website vai apoiar os processos do seu negócio rumo à transformação digital.

Em que ponto de maturidade digital se encontra atualmente e para que ponto pretende ir? Quer subir um degrau ou mais?

Customer Experience Maturity Model

 

Depois de conhecer estes aspetos é necessário trabalhar a arquitetura da informação, a hierarquia da informação, o tipo de website mais adequado aos objetivos da empresa, a estratégia de conteúdos e as personas do seu negócio.

2. Experiência do utilizador

Um visitante espera em média clicar até 3 vezes no site até encontrar a informação que procura ou abandona a página. Se uma página demora muito tempo a carregar, existe uma grande probabilidade de o utilizador desistir de esperar.

Estas são algumas das razões pelas quais um website orientado para a UX (experiência do utilizador) –  como o próprio nome indica – coloca em primeiro plano a forma como os consumidores utilizam o website, procurando proporcionar-lhes uma experiência simples, intuitiva e eficaz.  «Don’t make me think», como diz Steve Krug.

3. Web Design

Um bom web design permite estruturar os elementos visuais, traduzir a identidade da marca e facilitar o acesso à informação. Um bom web design deve ser percetível, operável, compreensível e robusto.

4. Mobile

Um website responsive adapta-se ao tamanho dos ecrãs onde é visualizado sem perder qualidade e melhorando a experiência do utilizador. Com o aumento exponencial de visitas a websites em dispositivos móveis, este é um critério obrigatório para as empresas.

5. Conteúdos

Uma boa estratégia de conteúdos consegue levar o utilizador a realizar as ações pretendidas. O mundo online exige uma escrita clara, concisa e sem exageros dadas as características de leitura na web: os visitantes leêm na diagonal, sobem e descem, abrem links, fecham páginas.

 

6. Call-to-action

Um website deve ser mais que o caminho de entrada para o seu negócio: deve ser uma ferramenta de Marketing para gerar clientes. Apostar em call to action ou testemunhos de clientes mostra a notoriedade e qualidade da sua marca àqueles que ainda não a conhecem.

7. Otimização para motores de Busca (SEO

Os websites existem para ser encontrados e não apenas para aqueles que já conhecem o seu negócio. Aposte em técnicas de SEO On Page e Off Page para conseguir uma melhor posição do seu website nos motores de pesquisa.

8. Sistema de Gestão de Conteúdo (CMS)

Os sites não devem ser estáticos e apresentar a mesma informação semanas após semanas. Aliás, o Google penaliza fortemente a falta de atualizações com posições mais baixas nos resultados de pesquisa.

Um back office simples e intuitivo facilita a atualização de informações sem depender de terceiros.

Na Inboundware desenvolvemos websites em WordPress, o CMS (Content Management System) mais usado atualmente.

9. Web Analytics

Com o Google Analytics é possível conhecer os seus clientes e saber como se comportam quando visitam o seu website. Consegue saber o tempo que permanecem em determinada página, quais as páginas mais visitadas, o número de conversões, quais as páginas de abandono, entre tantos outros.

10. Integração com ferramentas

O seu website deve ser o centro da sua estratégia de Marketing para onde todo o tráfego é direcionado.
Nele integram as ferramentas de Marketing Digital de automação de marketing e campanhas.
Os conteúdos do negócio deverão estar publicados no website e divulgados nas redes sociais de forma estratégica.


Cada empresa deve conceber o seu website de acordo com os objetivos que pretende alcançar e fazer atualizações de conteúdos regularmente.

Deve ponderar renovar o seu website se:

– Mudou a imagem da sua marca/empresa recentemente
– O seu website não aparece em pesquisas nos motores de busca
– O website não gera tráfego qualificado
– O seu website não é responsivo
– O seu site não é intuitivo nem visualmente atrativo


No momento em que criou o seu website teve em conta todos estes aspetos?
Se não o fez considere-os no momento em que renovar o seu website.

Gostaria de colocar alguma questão a um consultor de Marketing Digital da Inboundware?

Artigos recentes

Leave a Comment

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

0
Workshop Prático Marketing Digital no Turismo